top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Tendências de Design em 2024

Este ano de 2024 trouxe inovações ousadas, combinações surpreendentes de estilos e um foco contínuo na sustentabilidade. A originalidade se funde com a estética, criando espaços que não apenas nos abrigam, mas nos inspiram. Vamos explorar as tendências que estão deixando sua marca no mundo do design.


Harmonização do Virtual com o Real:

A fusão entre o mundo virtual e o físico continuou a ganhar destaque em 2024. Projetos de realidade aumentada e virtual serão utilizados cada vez mais para criar experiências imersivas e visualizações de design precisas antes mesmo da construção.



Reimaginação do Espaço Multifuncional:

A necessidade de espaços flexíveis e adaptáveis continuará a crescer. O design de interiores está focando em soluções inteligentes e móveis transformáveis que maximizam a utilização do espaço em ambientes residenciais e comerciais.



Orgânico e Futurista: Uma Fusão de Estilos:

Em 2024, continuamos a ver convergência de elementos orgânicos, como madeira natural e pedra, com linhas e formas futuristas. Essa combinação oferecerá uma estética única que equilibra o tradicional com o moderno.



Cores Audaciosas e Expressivas:

As paletas de cores em 2024 inclui também cores autênticas e expressivas, refletindo uma mentalidade de confiança e autoexpressão. Espere ver tons vibrantes de azuis profundos, vermelhos ricos e verdes exuberantes se destacando nos interiores.



Sustentabilidade além do Básico:

Não é de hoje que o mundo do design se preocupa com a sustentabilidade. Em 2024 a sustentabilidade não é apenas uma escolha, mas um estilo de vida. Projetos que integram tecnologias avançadas de energia, materiais reciclados e práticas de construção “eco-friendly” são amplamente celebrados.



Este ano está nos trazendo uma excitante onda de inovação e criatividade para o mundo do design de interiores e da arquitetura. Com a harmonização do virtual e do real, a reimaginação dos espaços multifuncionais e um compromisso contínuo com a sustentabilidade, este ano traz novidades que inspiraram e transformaram a forma como vemos os ambientes do cotidiano. Com qual dessas tendências você mais se identifica?


Feira de Milão :

A feira de Milão é o maior evento anual de design, nela são apresentadas diversas tendências com relação a estética, tecnologia e inovação, principalmente no mundo do design de interiores e dos mobiliários. A feira deste ano acabou de acontecer entre os dias 16 e 21 de Abril e nela foram apresentadas inúmeras novidades e tendências que permanecem em alta



Muitas foram as novidades e inspirações da feira, mas houve alguns elementos que se repetiram mais vezes. A feira mostrou que os ambientes monocromáticos e neutros ainda são e serão muito utilizados, mas as cores vibrantes e combinações ousadas foram o grande destaque em diversas partes da mostra. Nos formatos, as formas orgânicas continuam a dominar, mas agora ainda mais ousadas, com expressões mais exageradas quase que infantilizadas.


Notou-se também uma grande mistura de materiais em um mesmo mobiliário, muitas vezes misturando metal, tecido, madeira e vidro em um mesmo objeto.

Outro grande destaque foi para o vidro, utilizado de forma inusitada, vidros coloridos, metalizados, texturizados e ondulados presentes em partes dos mobiliários ou na arquitetura dos ambientes.



Este ano está nos trazendo uma excitante onda de inovação e criatividade para o mundo do design de interiores e da arquitetura. Com a harmonização do virtual e do real, a reimaginação dos espaços multifuncionais e um compromisso contínuo com a sustentabilidade, traz novidades que inspiraram e transformaram a forma como vemos os ambientes do cotidiano. Com qual dessas tendências você mais se identifica?


Texto por: Júlia Figueiredo Cardoso para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page