top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Por que Vale a Pena Investir Em Projetos de Marcenaria?



A escolha do mobiliário faz toda a diferença na composição dos espaços e, justamente por isso, merece toda a atenção. Móveis de qualidade e bem pensados podem transformar qualquer cômodo, da mesma maneira que elementos escolhidos sem o devido cuidado podem criar a sensação de espaço mal aproveitado até mesmo de potencial desperdiçado.

Nesse sentido, os projetos de marcenaria são os queridinhos de muitos arquitetos, especialmente devido à algumas vantagens que podem oferecer em relação aos móveis prontos.

O projeto de um móvel planejado, além de conseguir atender as necessidades de cada lugar de maneira muito específica, também vai de encontro às demandas mais pessoais e particulares de cada um. Pensando nisso, separamos 5 vantagens dos projetos de marcenaria, que podem transformar completamente a sua casa e mudar a forma como você vê e usa os ambientes.


1. Liberdade Criativa e Exclusividade de Soluções


A primeira vantagem relacionada a um projeto de marcenaria ou móvel planejado é a possibilidade de propor soluções diferentes do convencional. Nesse sentido, é possível pensar em móveis que ocultam objetos, aqueles necessários mas que não queremos as vistas dos outros (como no caso da lixeira e da tábua na imagem abaixo), em armários com quantidades e tipos de divisórias específicas e até mesmo em composições de marcenaria que criem nichos, ambiências ou pequenos espaços de convivência nos cantos da casa (chapelarias, bancos, cantos de leitura, etc). Dessa maneira, é possível inventar conforme gostos e necessidades específicas, se livrando da rigidez das soluções prontas.



2. Adaptação ao Estilo de Vida e ao Cotidiano


Os móveis planejados, por serem pensados de maneira exclusiva para cada indivíduo e/ou espaço, podem se adaptar facilmente a diferentes dinâmicas de vida. Pessoas com pets e bichos de estimação, por exemplo, podem se valer desses mobiliários para criar locais para seus animaizinhos, os que gostam de manter a casa organizada podem aproveitar espaços antes não utilizados (abaixo de escadas e outros) e aqueles com um estilo de vida mais fluido ou que precisam de mais espaço têm a oportunidade de optar por soluções multifuncionais, dobráveis ou mais flexíveis, que não necessitem estar visíveis no espaço a todo momento.



3. Aproveitamento do Espaço


O aproveitamento do espaço, ao contrário da crença comum, é importante tanto nos cômodos compactos quanto nos ambientes com área mais generosa. Aproveitar o espaço nem sempre é sinônimo de economizá-lo, mas sim de dar bom uso a ele independentemente de ser grande ou pequeno. Um bom projeto de marcenaria vai, na medida do possível, se adequar a cada contexto, otimizando os ambientes menores e criando peças que ajudem a preencher os ambientes mais abundantes, eliminando a sensação de vazio.



4. Possibilidade de Personalização


Ao utilizar-se da marcenaria como recurso, uma das grandes vantagens é a imensa variedade de cores, tipos de acabamento, puxadores, recortes e texturas disponíveis para escolher. O cliente tem a oportunidade de opinar na escolha de cada parte da construção do mobiliário e assim deixá-lo conforme seu próprio gosto. Além das questões estéticas, é possível intervir em relação à quantidade de portas, divisões, número e distribuição de prateleiras e gavetas, assim como respectivas alturas e dimensões, permitindo que todos os móveis - especialmente os armários - sejam produzidos conforme a necessidade de utilização.

Esse conceito se torna mais claro ao se pensar nas cozinhas e closets. Um chef de cozinha, por exemplo, terá um certo tipo e quantidade de equipamentos e utensílios que podem necessitar de armários em medidas específicas, diferentemente de alguém que utilize a cozinha apenas para refeições do dia a dia. Por outro lado, pessoas que possuem muitas roupas ou tem uma grande quantidade de casacos de inverno e vestidos longos necessitarão de um closet com mais espaço para pendurar tais peças, diferentemente daquelas que possuem mais camisetas e roupas que, preferencialmente, devem ser guardadas em gavetas.

Dessa maneira, ao optar pelos móveis sob medida, surge a oportunidade de adquirir um mobiliário perfeitamente adequado a cada demanda.



5. Boa Qualidade


De modo geral, os móveis planejados apresentam uma excelente qualidade . Isso acontece devido ao fato de que o material utilizado para construção das peças é, geralmente, mais robusto e, consequentemente, bem resistente e durável. Em geral, os móveis de marcenaria são produzidos em MDF, um material que, se conservado nas condições ideais, pode durar décadas.



Agora que você sabe um pouco mais sobre as vantagens de um bom projeto de marcenaria, pode entender porque vale a pena investir neste tipo de mobiliário e porque este serviço tem sido tão procurado atualmente. Além de esteticamente bonito, os móveis de marcenaria ainda se adaptam perfeitamente a qualquer contexto e situação, oferecendo, além de tudo, excelente qualidade. Aposto que deu vontade de fazer na sua casa também, ne?!


Texto por: Jéssica Matos para BMP Arquitetura

Editado por Bruna Marrara

(imagens coletadas da internet)

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page