top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Como usar móveis e objetos garimpados na decoração


Objetos de garimpo nada mais são que peças encontradas em antiquários, brechós ou até mesmo deixado por alguém na rua. Podem ser aquele item que seu amigo trouxe de uma viagem, ou aquele mobiliário antigo da casa da sua avó.

Essas peças, quando bem utilizadas, podem trazer originalidade e personalidade à sua casa e se tornar verdadeiros tesouros. Nesse post exploraremos como utilizar estes objetos para transformar sua casa em um espaço verdadeiramente autêntico e com muita história.


Móvel velho com cara de novo:

Já pensou em trocar o estofado daquela poltrona ou sofá antigo ao invés de descarta-lo? Ou dar uma nova camada de tinta e trocar os puxadores de um mobiliário muito desgastado?

Dessa forma é possível modernizar e trazer uma aparência totalmente diferente e charmosa ao mesmo tempo que proporciona uma sensação única de história ao ambiente.




Peça única como ponto focal


Um objeto garimpado pode se tornar o ponto focal de uma sala, como um espelho, relógio antigo ou vaso de cerâmica. Essas peças únicas atraem o olhar e adicionam um elemento de destaque ao ambiente.

É importante se certificar de posicioná-los de forma estratégica para que sejam valorizados





Objetos de viagem


Sabe aqueles itens que acabamos comprando em viagens incríveis como forma de eternizar aquele momento? Eles podem ser usados em sua decoração já que trazem muita personalidade.

Cada objeto de viagem traz consigo uma história pra contar para suas visitas e relembra momentos importantes.

É preciso prestar muita atenção ao usar esses itens, já que eles precisam combinar com as cores e valorizar o ambiente, ao invés de desvalorizá-lo.



Como Garimpar?


Visite diferentes brechós e antiquários, esteja com a mente aberta e enxergue potencial nas peças encontradas que possam combinar com a sua casa. Não tenha pressa, vasculhe todas as prateleiras e corredores.

Frequente feiras de antiguidades ou de artesanatos, principalmente se estiver viajando para um local onde há uma rica e vasta cultura, seja dentro ou fora do Brasil.

Procure também online! Há muitos sites especializados em venda de itens usados. Certifique-se sempre de verificar a autenticidade dos itens e avaliações antigas de outros compradores.


Antes de começar faça uma pesquisa prévia, pesquise sobre estilos de decoração que você goste e onde pode encontrar objetos que possam complementar seus espaços. Tenha noção do que está procurando para direcionar sua busca.


E lembre-se do principal na hora de garimpar, se divirta!


Texto por: Barbara da Silva Garcia Lima para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)


67 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


carlapolastri
Sep 14, 2023

São ideias super criativas, de bom gosto, onde podemos utilizar aquelas peças de recordação da família, sem que isso interfira na modernidade do projeto de decoração. Ameiiiiiii !

Like
bottom of page