top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Como Montar a Mesa de Jantar Perfeita


O sonho de todo bom anfitrião é saber montar a mesa de jantar perfeita. Esse desejo não é à toa, afinal de contas, uma mesa bem posta chama a atenção, surpreende os convidados e aumenta o requinte de qualquer evento, desde os mais simples aos mais sofisticados.


Pode parecer complicado conseguir aquele resultado de mesa de novela, mas nesse post vamos mostrar que ter uma mesa bonita é mais simples do que parece, é só seguir as dicas e esperar pelos elogios na sua próxima reunião!



Como Dispor a Mesa de Jantar?


Para arrumar uma mesa de jantar formal é importante saber que a ordem dos elementos importa! A disposição da mesa deve seguir uma organização universal para conferir harmonia e estar de acordo com as regras de etiqueta.



A colocação da mesa deve sempre começar pelo sousplat - um prato que serve de suporte para os demais e permanece na mesa durante toda a refeição - a seguir, coloca-se o prato raso (ou principal), o prato fundo (ou prato de salada) e, por último, a tigela (se houver). É importante lembrar que o tipo de prato apresentado à mesa varia conforme o que será servido e que, caso existam entradas, seu prato é colocado logo acima do prato principal.


A seguir, dispõe-se os garfos do lado esquerdo da mesa, sempre do maior para o menor, de dentro para fora. Do lado direito, também começando da maior para a menor, colocam-se as facas (respectivamente, faca principal e faca de peixe - caso necessário) e a colher de sopa. Acima dos pratos são dispostos os utensílios para sobremesa. Novamente, vale dizer que nem sempre todos os utensílios estarão presentes, somente os que se fizerem necessários.



Para finalizar, os copos devem ser colocados no canto superior direito, formando uma diagonal e seguindo a ordem mostrada na imagem. A taça de champanhe, caso exista, é posicionada logo acima da taça de vinho. Se for servido pão durante a refeição, seu respectivo prato e faca devem se localizar no canto superior esquerdo. Por último, vale dizer que o guardanapo pode ser posicionado tanto ao lado dos garfos quanto acima dos pratos.


Como Decorar a Mesa?


Depois de aprender a organizar os itens sobre a mesa, vem a parte divertida! Como enfeitar a mesa de jantar. Há diversas formas de tornar sua decoração inesquecível, entre elas:


1. Toalhas e jogos americanos


Em geral, toalhas são usadas para composições maiores, com mais convidados e mais elementos à mesa. Os jogos americanos são usados para refeições a dois, individuais ou com um menor número de pessoas, e podem ser encontrados desde os mais simples aos mais sofisticados. Se o aparelho de jantar possuir estampas ou cores, aposte em toalhas e jogos americanos neutros e com menos detalhes e, se o jogo de jantar for mais simples, escolha jogos e toalhas de cores ou detalhes mais chamativos.



2. Guardanapos


Os guardanapos são um acessório indispensável. Para que se tornem um elemento ainda mais especial, é possível apostar nas cores, tecidos, estampas e, principalmente, nos diferentes tipos de dobra, que conferem um toque criativo à composição.



3.Aparelhos de Jantar


São o elemento principal da mesa e por isso devem ser escolhidos com cuidado. Os coloridos e estampados dão personalidade à decoração mas, em caso de dúvidas, os mais neutros ou brancos são sempre uma boa aposta, especialmente se combinados com acessórios e arranjos mais chamativos. De maneira complementar, pode-se ainda optar por talheres de diferentes cores e texturas, que conversem tanto com a louça quanto com os elementos decorativos.



4. Arranjos e adornos


Os arranjos florais ou adornos são o toque final para deixar a mesa ainda mais incrível! Em geral, são utilizados no centro da mesa, ou seja, na área não ocupada pelos convidados. Os elementos centrais, especialmente as flores, possuem uma presença considerável mas, para os minimalistas, é possível optar por pequenos enfeites como prendedores de guardanapo, velas, vasos, itens de porcelana e outros objetos que deem caráter à decoração de maneira discreta. É importante lembrar que, tanto para as velas quanto para flores naturais, é preciso se atentar ao cheiro, de modo que não se torne um inconveniente durante a refeição.



Por último, o mais importante é reunir elementos que sejam condizentes com o clima do seu jantar e que sejam capazes de transmitir a sua personalidade!!



Texto por: Jéssica Matos para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)























413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page