top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Como Decorar a Sua Sala: 5 Dicas que Fazem Toda a Diferença!

A sala é, sem dúvida, um dos ambientes mais importantes da casa. Em geral, é o primeiro espaço visto por quem chega e é o responsável por acolher a maior parte das atividades sociais - seja assistir um filme, receber visitas, relaxar ao final da tarde lendo um livro ou simplesmente matar o tempo. Nem sempre, porém, é simples deixar a sala com aquele ar aconchegante, receptivo e, ao mesmo tempo, bonito e sofisticado.

Por isso, se você sente que precisa de uma ajudinha na hora de decorar, acha que o espaço está mal aproveitado (com aquela sensação de vazio, sabe?) ou simplesmente quer dar uma renovada na decoração, essas dicas abaixo são para você!


Invista em Quadros


Uma boa dica pra quem quer dar um ar mais elegante à sala é investir em quadros! Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, formatos e com várias temáticas diferentes. Na hora de decidir, é importante prestar atenção aos tons e cores das figuras, sempre lembrando de escolher aqueles que estiverem em harmonia com os demais elementos do ambiente. Quando se trata de quadros, é possível criar várias composições, desde as mais clássicas - com um quadro único, dupla ou trio - até as mais ousadas - com diferentes tamanhos e formas e quantidades variadas. Outra dica interessante é que, além das paredes, é possível utilizar os quadros em cima de peças de mobiliário (como estantes, aparadores e até mesmo prateleiras).



Mantas e Almofadas


Mantas e almofadas dispostas sobre o sofá são excelentes dicas pra quem busca deixar a sala mais receptiva e confortável. As almofadas, de modo especial, funcionam muito bem como elemento decorativo a ser explorado, pois possuem várias opções de cores, estampas e tecidos, servindo bem tanto para ambientes mais neutros quanto para dar um toque de cor discreto à decoração.



Tapetes


Algo tão simples quanto os tapetes podem dar um novo ar ao ambiente. Essas peças demarcam espaços e deixam o espaço mais aconchegante, por isso são perfeitas para quem quer renovar e repaginar a sala de casa. Na hora de comprar os tapetes, além de assegurar que não destoem dos demais elementos da sala, é importante prestar atenção ao tamanho, que faz uma enorme diferença quando o assunto é transmitir um ar sofisticado. É importante garantir que o tapete fique abaixo dos móveis, enquadrando-os, nunca somente ao centro.


Plantas e Elementos Naturais


As plantas são ótimas para deixar o ambiente mais bonito, além de amenizarem a sensação térmica e servirem como ótimas atividades terapêuticas no dia a dia. Elas proporcionam leveza e tranquilidade, aumentam a sensação de bem-estar e são um ótimo toque para quem gosta de ter contato com a natureza, mesmo dentro de casa.



Espelhos


O espelho, por sua neutralidade, é um dos poucos acessórios unânimes na arquitetura. Além de combinar com todos os tipos de ambiente, ele também serve para criar a sensação visual de amplitude e maior luminosidade do espaço, servindo como uma espécie de "janela falsa". Quando usado na decoração, pode servir para dar vida e destaque a paredes vazias, seja ele com ou sem moldura, retangular, circular ou mesmo em formato de mosaico. Os espelhos são versáteis, atemporais e bonitos, sendo uma ótima alternativa para quem não quer arriscar muito mas ainda assim gostaria de ter ambientes com mais requinte.



Texto por: Jéssica Matos para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)

47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Flavio Silva
Flavio Silva
22 de mai. de 2021

Muito bom. Parabéns

Curtir
bottom of page