top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

Arquitetura para PetLovers: Projetos Para Seu Bichinho Se Sentir Ainda Mais em Casa



Quem não ama bichinhos de estimação?! Tem até quem considere os pets como filhos! Só quem tem um cachorrinho ou um gatinho em casa consegue entender o amor que sentimos por eles e como a gente se dispõe a fazer de tudo para que eles tenham sempre do bom e do melhor...

Tendo em vista que nós e nossos pets frequentemente dividimos o mesmo espaço, é justo considerar que a nossa casa também é a casa deles e, exatamente por isso, o projeto de arquitetura pode (e deve!) ser pensado para que eles tenham um lugar especial - que ofereça o máximo de conforto e permita que suas necessidades sejam atendidas. Pensando nisso, separamos algumas ideias super legais e criativas concebidas especialmente para os pets, que podem ser incorporadas ao dia-a-dia e à decoração sem perder o estilo e sem deixar de expressar o amor que sentimos por eles :)


Camas + Mesa Lateral


Uma ótima ideia para quem sofre com a falta de espaço ou mesmo para quem tem um fraco por soluções criativas é transformar a mesa de cabeceira ou aparador em uma casinha para o seu animal de estimação. Basta uma portinha de entrada e uma almofada e pronto! Um lugar perfeito para que eles possam se aconchegar e descansar um pouco. Outra vantagem dessa solução é que ela permite trazer os pets para mais perto das áreas sociais e íntimas da casa (como sala e quartos, por exemplo), criando um espaço próximo de nós e evitando que eles subam nos móveis (para os donos que preferem evitar).


Aproveitando o Armário...


Essa solução exige um pouco mais de planejamento mas também permite incorporar o cantinho dos nossos animais à rotina e estética da casa. Caso você esteja se preparando para projetar sua cozinha, closet ou mesmo guarda-roupa, vale a pena considerar a adição de um nicho para o seu cachorro ou gato (o que, inclusive, evita que as caminhas fiquem pelo caminho ou espalhadas pelo espaço). Essa é sem dúvida uma excelente solução que, além de tudo, influencia positivamente para o aspecto de beleza e organização dos ambientes.


Comedouros Diferentes


Quem nunca se deparou com o problema de escolher um lugar para colocar os potinhos de água e ração dos animais de estimação sem que eles parecessem "espalhados" que atire a primeira pedra. Felizmente, é possível resolver esse impasse com os comedouros suspensos ou com os comedouros escondidos. Os comedouros suspensos podem ser fixados à parede ou mesmo colocados acima de uma espécie de suporte, aproveitando cantos, quinas e espaços residuais da casa. Nesse caso, eles se tornam uma espécie de mobília e parecem mais intencionais do que vasilhames soltos e apenas colocados no chão.

Os comedouros escondidos, por sua vez, podem ser colocados dentro de gavetas ou mesmo atrás de portas de armários, nas prateleiras mais baixas, de modo que só fiquem à mostra no momento em que forem utilizados.


Sob Medida para Cada Necessidade


Quem tem bichanos entende o quão difícil pode ser encontrar um lugar para a caixa de areia. Essa tarefa é um desafio porque deixá-la visível pode ser desagradável aos moradores ou visitantes da casa, devido ao odor ou mesmo à possibilidade de sujeira. Uma solução interessante, nesse caso, é utilizar um armário para guardar a caixa, lembrando sempre de planejar uma abertura para o gatinho acessar livremente o seu interior. Além disso, o armário também pode servir para guardar o restante do pacote de areia não utilizado e outros acessórios de higiene, ao passo que a parte de cima é perfeita para colocar uma almofada e criar uma caminha.

Para os donos de cachorros, também é possível pensar soluções particulares. Uma ideia interessante é criar casinhas abaixo das bancadas sem armários nos espaços menos utilizados da casa, como lavanderias, por exemplo. Essa sugestão é particularmente interessante no caso dos cachorros maiores, cujas casinhas e/ou camas poderiam ocupar muito espaço na sala de estar ou varanda dos apartamentos.


Embaixo da Escada


Colocar a casinha do cachorro embaixo da escada pode ser a chance ideal de aproveitar esse espaço que, em geral, acaba sendo pouco utilizado. Além disso, cria a possibilidade de que o local seja fechado com algum tipo de gradil ou porta, para aqueles que têm a necessidade de prender os bichinhos por algum período de tempo. Outra vantagem ao utilizar o espaço abaixo da escada, é que, desse modo, é possível garantir um abrigo relativamente mais generoso para o seu cãozinho, quando em comparação a outras alternativas, como as casinhas prontas.


Para os Gatinhos Aventureiros...


Os donos de gato sabem como eles, por natureza, são astutos e aventureiros. Os gatos gostam de subir em praticamente tudo e têm gosto por explorar cada canto do espaço. Justamente por isso, é importante dar a eles a oportunidade de gastar toda essa energia oferecendo desafios e possibilidades. Isso pode ser facilmente feito através de pequenas "paredes de escalada" ou mesmo aproveitando o interior de alguns móveis para criar labirintos e passagens. Outra ideia interessante são as camas e redes suspensas, que permitem que eles encontrem sossego e privacidade longe do alcance de todos.


...e Para os Cachorrinhos com Estilo


Por fim, é importante dizer que nem sempre é necessário pensar o cantinho pet como algo discreto e escondido dos olhares de todos. Se bem projetados, esses locais podem ganhar um ar descolado, limpo e organizado, de modo que, mesmo à vista, ajudem a compor arquitetonicamente os ambientes. Para que isso aconteça, entretanto, é importante ter cautela na escolha de materiais, cores e texturas, pois é essencial que tenham qualidade e que, ao mesmo tempo, não sejam destoantes dos demais móveis e elementos da decoração. Ainda é possível criar pequenos cenários que contextualizem esse cantinho, acrescentando quadros, texturas na parede, pequenos tapetes, plantas (que não sejam venenosas, é claro) entre outros elementos.


E ai, gostaram? Essas foram apenas algumas ideias e sugestões que, sem dúvida, podem melhorar muito a sua casa e a vida do seu pet. Aposto que deu vontade de colocar pelo menos alguma delas em prática hoje mesmo, né?! Principalmente depois de ver como o espaço do seu animal de estimação pode ser bonito, funcional e ter uma cara completamente nova!


Compartilhe o nosso post com seus amigos que tem pets, curta e comente!


Texto por: Jéssica Matos para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page