top of page
  • Foto do escritorBMP Arquitetura

ALTERNATIVAS PRÁTICAS E CRIATIVAS PARA DECORAR A PAREDE : Fuja do Óbvio e Transforme seus Espaços!

A dica de hoje é para dar vida àquela parede em branco que acabou sobrando na hora de decorar a casa, ou até mesmo para quando a decoração antiga já não faz mais sentido e você quer dar uma renovada no ambiente.

Antigamente as opções mais comuns na hora de preencher uma parede eram a pintura, o papel de parede e o revestimento. Mas hoje em dia existem muitas outras formas criativas e em conta de se fazer isso.


Pintura criativa


Em vez de papel de parede, considere pintar a parede com cores e técnicas criativas. Você pode usar diferentes tons de tinta para criar uma parede de destaque, ou experimentar técnicas como esponjado, listras, degradê, pintura com estêncil, pintura geométrica etc. Fazer por si só é uma opção, inclusive existem várias dicas e tutoriais na internet, mas dependendo do caso vale mais a pena chamar um profissional que já tenha experiência com esse tipo de trabalho para que o acabamento fique melhor.

Esse tipo de pintura está muito em alta quando aplicada em uma parte específica da parede, seja para emoldurar uma porta, servir de fundo para prateleiras, ou até mesmo delimitar um espaço do cômodo.










Outra opção é contratar um artista para fazer um mural personalizado, hoje em dia existem muitas pessoas que trabalham com esse tipo de parede e é possível escolher o estilo as cores e o tamanho de sua preferência. O preço desse serviço varia de acordo com o profissional e a vantagem é que além de não existir desperdício de tinta já que geralmente ela é do próprio profissional, você fica com uma arte única e exclusiva na sua parede.




Revestimento de parede em 3D


Adicione profundidade e textura à parede com painéis em 3D. Existem várias opções de materiais, como madeira, gesso, metal ou plástico; cada um pode criar efeitos visuais interessantes e únicos. O preço vai variar de acordo com o revestimento escolhido e a aplicação é feita por profissionais ou em alguns casos pela própria pessoa quando o revestimento já vem com cola para a instalação. Essa é uma opção recomendada para paredes menores já que além de ser um possível local de acúmulo de poeira em alguns casos, pode acabar criando uma decoração exagerada quando usado em excesso.








Adesivos decorativos


Se você acha que futuramente vai acabar mudando a parede, opte por adesivos decorativos removíveis. Existem muitas opções disponíveis no mercado, desde padrões geométricos até citações inspiradoras. Eles são fáceis de aplicar e remover, o que permite alterar a decoração sempre que desejar mas faz com que eles não sejam tão resistentes e duradouros. O custo benefício acaba sendo bom já que a aplicação pode ser feita pelo próprio comprador, e existem inúmeras opções desde mais caras até mais baratas. Essa é uma alternativa muito usada em quartos de crianças já que são locais que vivem em constante mudança.






Painéis de madeira


Instale painéis de madeira na parede para adicionar textura e um visual acolhedor. Os painéis podem ser instalados em toda a parede ou apenas em uma parte, como um painel de destaque. O custo é um pouco mais elevado que o das demais alternativas, mas em compensação essa opção tem uma ótima durabilidade e deixa o ambiente muito mais sofisticado e aconchegante. Esse tipo de acabamento é muito usado como um tipo de cabeceira, aplicado somente até meia altura da parede.










Boseries


Os Boseries estão no mundo da decoração e arquitetura desde sempre e nunca saem de moda. É uma opção muito legal para decorar de maneira mais clássica e minimalista. Atualmente existem opções de boseries que são feitos em um material mais leve e maleável que a madeira e podem ser cortados e instalados por qualquer um. Só é preciso tomar muito cuidado na hora de alinhar tudo para não ficar nada torto. O custo varia muito de acordo com o material já que eles podem ser feitos de madeira, gesso, isopor e até mesmo de espuma; eles variam em valor, durabilidade e praticidade de aplicação. Vale ressaltar que para melhor acabamento deve ser feita uma pintura na parede após a instalação.





Papel de parede


Esse é um clássico! Existem milhares de possibilidades e materiais quando falamos do papel de parede. O custo varia muito e a aplicação pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo do material e da parede onde vai ser instalado, e por isso existem profissionais que fazem esse tipo de serviço. Em vez do papel de parede tradicional uma opção que vem fazendo sucesso é o papel de parede de tecido. Ele oferece uma aparência única e uma textura tátil, adicionando uma dimensão extra ao ambiente, e também pode ser encontrado com diversas estampas e cores.





Painéis de cortiça/Parede Lousa


Para aqueles que gostam de algo mais flexível que possa guardar memórias ou lembretes e ao mesmo tempo decorar, existem algumas opções como a parede lousa ou os painéis de cortiça. A parede lousa é feita por uma tinta especial que permite transformar a parede em uma lousa de giz ou de caneta para quadro; geralmente ela é encontrada e tons de verde escuro ou preto, e é muito utilizada em cozinhas e áreas gourmet. O custo benefício é ótimo já que é necessário apenas pintar a parede com a tinta específica. Outra alternativa é cobrir a parede com painéis de cortiça, que além de decorativos, também funcionam como um mural para exibir lembretes, fotos, cartões postais e outras lembranças, o custo vai depender do tamanho necessário e a aplicação é fácil já que eles costumam já vir com a cola na parte de trás.






Adornos


Por último mas não menos importante, prateleiras, quadros, porta-retratos, adereços, espelhos, tapeçarias e arandelas são sempre muito bem vindos a hora de compor um espaço. O segredo é saber preencher a parede de forma equilibrada para não sobrecarregar demais o ambiente.






Essas são apenas algumas alternativas interessantes para decorar uma parede. Vale lembrar que é possível combinar diferentes opções para criar um visual único e personalizado em seu espaço!


Texto por: Giovanna Monteran Vieira Guimarães para BMP Arquitetura

(imagens coletadas da internet)

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page